quarta-feira, 11 de setembro de 2013

Programa de Educação Ambiental (PEA) é lançado pela Secretaria da Educação do Estado‏

A Secretaria da Educação do Estado lança, em parceria com a Secretaria do Meio Ambiente, o Programa de Educação Ambiental (PEA), nesta quinta-feira (12), às 9h, no auditório da Secretaria da Educação, no Centro Administrativo da Bahia. Instrumentos da política de Educação Ambiental do Estado – definida pela Lei Estadual n°12.056/2011 –, o PEA visa orientar e fortalecer ações, projetos e programas setoriais e territoriais de educação ambiental.
“O PEA reúne um conjunto de diretrizes e estratégias que servirão de referência para todo o território baiano, estabelecendo as bases para a captação de recursos financeiros destinados à implementação da educação ambiental”, afirma o coordenador de Educação Ambiental e Saúde, da Secretaria da Educação do Estado, Fabio Barbosa. Ele informa que o programa foi construído coletivamente, por um conjunto de educadores ambientais da Bahia, reunindo aproximadamente cinco mil pessoas em 26 Seminários Territoriais, em 2010.

Áreas temáticas – O PEA estabelece oito áreas temáticas: ensino formal; ensino não formal; gestão das unidades de conservação; gestão municipal; licenciamento e educomunicação socioambiental e suas estratégicas para desenvolvimento. “A construção do programa, e de outros setoriais, são importantes passos para a educação ambiental enquanto política pública no estado”, destaca Fabio Barbosa.
Em 2012, a Secretaria da Educação ampliou as ações de educação ambiental para 100% das escolas da rede estadual. “A educação ambiental – como parte do currículo da educação básica – vem sendo promovida de forma articulada em todos os níveis e modalidades do processo educativo. A temática é inserida nas diversas disciplinas do currículo, considerando sua importância para a formação cidadã dos estudantes”, disse a superintendente de Educação Básica da Secretaria da Educação, Amélia Maraux.

Fonte: Secretaria de Comunicação do Estado da Bahia

 



Nenhum comentário:

Postar um comentário