quinta-feira, 5 de setembro de 2013

ECO FESTIVAL reúne música, arte e meio ambiente em Santo Amaro

Nos dias 06, 07 e 08 de setembro, Santo Amaro da Purificação recebe o Eco Festival Santo Amaro, um evento multicultural que vai reunir grandes atrações no distrito de Oliveira dos Campinhos, com a finalidade de estimular o intercâmbio cultural, o mercado local, a produção artística e a valorização do Patrimônio Cultural e Ambiental da região. Com apresentação de Psit Mota, o Eco Festival conta com uma programação efervescente, com apresentações de Flavio Venturine, Scambo, Roberto Mendes, Gerônimo, manifestações culturais como Maculelê, Afoxé, Samba de Roda (Batuque, Chula, Corrido, de Coco e de Lata) e Capoeira, apresentações de Djs e artistas da terra como Edu Alves e Marcio Valverde.
O festival promoverá ainda campanhas ambientais, feiras de artesanato, mostras interativas de arte, apresentações de dança, exibição de vídeos e documentários, intervenções teatrais e literárias. “Este será um festival realmente importante para a cidade, exaltando sua cultura local, valorizando o que Santo Amaro tem de melhor em termos artísticos e ambientais”, ressalta o prefeito Ricardo Machado do Carmo, que completa: “A cidade precisa desse intercâmbio cultural, dessa descentralização. Temos muito a ganhar com esse festival e esperamos que seja o primeiro de muitos”.
O Eco Festival Santo Amaro congrega também espaços como mostra interativa de pintura para crianças da região; mostra interativa de escultura, cuja matéria-prima virá dos resíduos recolhidos durante o mutirão de limpeza que será realizado durante o evento; mostra interativa de cordel para crianças e adolescentes para produção sobre história da cidade de Santo Amaro e outros temas de interesse dos participantes. Será uma verdadeira festa, que além de reunir diferentes expressões artísticas, promovendo a circulação de conteúdos artísticos, fomentará a produção local, estimulando a economia criativa e o aquecimento do mercado regional, atraindo turistas para os eixos cultural e ambiental de Santo Amaro.
Meio Ambiente em primeiro lugar – Diversas ações voltadas para a preservação do Meio Ambiente estão previstas para os três dias do evento, a começar pelo material utilizado para impressão: papel certificado e tinta à base de água. Todos os participantes fumantes do evento receberão um “porta-bituca” para colocar os restos de cigarro e o combustível utilizado por todos os veículos da produção será o biodiesel, além da instalação de lâmpadas  Led visando um menor consumo de energia.
Todos os resíduos sólidos inorgânicos gerados durante o Eco Festival serão recolhidos e separados por uma cooperativa de reciclagem que, após a coleta do material, fará a prensa, pesagem e precificação do material. Segundo os realizadores do evento, todo o valor obtido com esse material ficará com a própria cooperativa. Ações visando o consumo consciente da água e destinação correta do lixo também estão previstas durante os três dias do evento, através de Campanhas Ambientais.
Localizada a 72 km de distância de Salvador, ao sul do recôncavo baiano e tendo como vias de acesso a BA-026 e a BR-324, Santo Amaro da Purificação continua a ser um lugar encantado, espaço efervescente de manifestações artísticas e culturais. Um dos principais destinos turísticos da região do recôncavo, além de manifestações culturais, celebridades e monumentos históricos e patrimônios culturais, a região veem consolidando-se enquanto destino eco turístico pelas suas belezas naturais compostas por trilhas, cachoeiras e canyons, atraindo turistas de todo o mundo que se encantam com o artesanato, as manifestações folclóricas e seu conjunto arquitetônico.

Fonte:  Jornal Bahia Já -Tasso Franco.

www.facebook.com/nanadagarcez               

Nenhum comentário:

Postar um comentário