terça-feira, 3 de setembro de 2013

CPI DA ESPIONAGEM DEVE SER INSTALADA HOJE

Senadores pretendem investigar quais empresas de telecomunicação que atuam no Brasil colaboraram com os Estados Unidos na transferência de dados sigilososEstá prevista para hoje a instalação da CPI da Espionagem, que terá 11 titulares e 7 suplentes e foi criada para investigar denúncia de que o governo americano monitorou milhões de e-mails e telefonemas no Brasil.
Ontem senadores comentaram em Plenário a notícia de que serviços de inteligência dos Estados Unidos espionaram a presidente Dilma Rousseff e assessores, conforme denunciado no domingo pelo programa Fantástico, da Rede Globo.
O Brasil seria um dos países mais vigiados, revelou o jornalista norte-americano Glenn Greenwald, que vive no Rio de Janeiro, à Comissão de Relações Exteriores (CRE) em agosto. Greenwald ­colaborou com a reportagem.
Ele foi o responsável por expor programas secretos dos ­Estados Unidos com base em dados vazados pelo ex-técnico da Agência de Segurança ­Americana (NSA) Edward Snowden. Segundo o ­jornalista, documentos em análise, que podem ser divulgados a qualquer momento, trazem informações estratégicas sobre a política ­e o comércio do Brasil.
Vanessa Grazziotin (PCdoB-AM), que propôs a apuração, afirmou que a CPI deverá investigar quais empresas de 
telecomunicação no país estariam colaborando com os Estados Unidos por meio de transferência de dados sigilosos e também avaliar medidas para aumentar a segurança da informação.
— Nos dedicaremos ao estudo, ao conhecimento do grau de segurança do nosso país em relação a essas interceptações — disse a senadora.
Ontem os ministros da Justiça, José Eduardo Cardozo, e das Relações Exteriores, Luiz Alberto Figueiredo Machado, cobraram dos Estados Unidos explicações, por escrito e formais, sobre as denúncias.
Eles reiteraram ser inadmissível aceitar qualquer tipo de violação, mas evitaram mencionar futuras providências que deverão ser tomadas contra os Estados Unidos.
Fonte: Jornal do Senado




Nenhum comentário:

Postar um comentário