quarta-feira, 11 de setembro de 2013

EBDA apoia e participa da 14ª edição do Festival da Cachaça em Abaíra‏

Produtores, beneficiadores, empresários, agricultores e apreciadores da aguardente se reúnem no 14ª edição do Festival da Cachaça de Abaíra, que acontece desta quinta-feira a domingo (12 a 15), no município do centro sul baiano, com o apoio da Empresa Baiana de Desenvolvimento Agrícola (EBDA), vinculada à Secretaria da Agricultura (Seagri).
A empresa divulgará as técnicas de manejo, cultivo e aproveitamento da cana de açúcar e seus subprodutos na alimentação humana e animal. O evento contará com a presença do secretário de Agricultura da Bahia, Eduardo Salles, e do presidente da EBDA, Elionaldo de Faro Teles.
A EBDA atuará também nas demonstrações da fabricação de derivados da cana e realizará palestras e cursos sobre a produção da cachaça durante o Seminário Sobre a Cadeia Produtiva de Cana de Açúcar. O evento, que abre a programação do festival, nesta quinta, será realizado na Biblioteca Municipal, no centro da cidade.
Agrônomos da EBDA realizarão palestras sobre crédito rural e renegociação de dívidas dos agricultores familiares e reestruturação da cadeia produtiva da cana de açúcar e seus derivados na agricultura familiar.
 “Cerca de mil agricultores familiares da microrregião de Abaíra produzem não só a conhecida Cachaça de Abaíra, mas também outros derivados da cana como a rapadura, melaço e o açúcar mascavo. Abordaremos peculiaridades da produção da localidade”, destaca o chefe do escritório local da EBDA e palestrante, Nelson Pereira.  
Criado em 1987, o Festival da Cachaça de Abaíra é um dos tradicionais eventos da Chapada Diamantina. Na parte festiva, Fabio Júnior está entre as atrações mais esperadas. Outros nomes como Amanda Santiago e Trio da Huanna prometem agitar ainda mais a festa.
Mudas de palma - EBDA também fará a entrega de 40 mil mudas de palma adensada para agricultores familiares do município. A ação faz parte do Programa de Segurança Alimentar do Rebanho da Agricultura Familiar, sob a responsabilidade Diretoria de Pecuária. A ação beneficiará 40 famílias, que receberão mil raquetes de palma para o plantio, cada uma.
A intenção é de que, posteriormente, a colheita seja destinada à alimentação de rebanhos bovinos, caprinos e ovinos. Serão contemplados com as mudas, nessa primeira etapa, agricultores familiares que tenham a Declaração de Aptidão ao Pronaf (DAP) e comercializam leite de bovinos ou carne de caprinos e ovinos para os Programas de Aquisição de Alimentos (PAA), e para o Programa Nacional de Alimentação Escolar (Pnae), famílias lideradas por mulheres e famílias que tenham filhos estudando em Escolas Familiares Agrícolas (Efas).


11/09/13 Fonte: Secretaria de Comunicação do Estado da Bahia 

Nenhum comentário:

Postar um comentário