quinta-feira, 5 de setembro de 2013

“EQUÍVOCO, UMA OVA!” CLUBE MILITAR CRITICA EDITORIAL DO JORNAL O GLOBO:

Entidade afirma que o apoio do jornal carioca aos militares era um posicionamento político firmemente defendido por Roberto Marinho

Nesta quarta-feira, 4, o Clube Militar, organização que reúne ex-militares e oficiais da Marinha, Exército e polícia, divulgou uma nota em seu site criticando o editorial “Apoio editorial ao golpe de 64 foi um erro”, publicado em 31 de agosto pelo jornal O Globo.
“O apoio ao Movimento de 64 ocorreu antes, durante e por muito tempo depois da deposição de Jango; em segundo lugar, não se trata de posição equivocada “da redação”, mas de posicionamento político firmemente defendido por seu proprietário, diretor e redator chefe, Roberto Marinho, como comprovam as edições da época”, diz a nota do Clube Militar.
A nota ainda afirma que o apoio ao regime militar perdurou pelo menos até meados da década de 80. “Não foi, também, como fica insinuado, uma posição passageira revista depois de curto período de engano, pois dez anos depois da revolução, na edição de 31 de março de 1974, em editorial de primeira página, o jornal publica derramados elogios ao Movimento; e em 7 de abril de 1984, vinte anos passados, Roberto Marinho publicou editorial assinado, na primeira página, intitulado “Julgamento da Revolução”, cuja leitura não deixa dúvida sobre a adesão e firme participação do jornal nos acontecimentos de 1964 e nas décadas seguintes”.
Fonte: Site da REVISTA FORUM

O texto do jornal carioca afirmou que “as Organizações Globo reconhecem que, à luz da História, esse apoio [ao golpe militar] foi um erro”. Por sua vez, o Clube Militar respondeu ao editorial com uma nota intitulada “Equívoco, uma ova!”, na qual questiona o posicionamento atual do jornal ao afirmar que seu apoio ao golpe de 64, chamado pelos militares de “revolução”, foi um erro passageiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário