O estado da Bahia – com um total de
1.777 escolas participantes – é o segundo do país em número de unidades de
ensino que realizaram a Conferência Infantojuvenil pelo Meio Ambiente, de
acordo com o Ministério da Educação (MEC). As escolas, que fazem parte de todas
as redes de ensino (estadual, municipal e privada), encerraram a etapa escolar
no último sábado (14).
Os estudantes e professores se reuniram para dialogar sobre
como transformar sua escola em um espaço sustentável a partir dos subtemas terra,
fogo, água e ar. Segundo o coordenador de Educação Ambiental e Saúde da
Secretaria da Educação do Estado da Bahia, Fábio Barbosa, um processo de
planejamento possibilitou uma grande mobilização das Diretorias Regionais de
Educação (Direc) e das unidades escolares para a participação nas conferências.
“O efeito desse processo reflete na sociedade. A
Conferência é apenas um pretexto pedagógico para estimular um processo que deve
acontecer de forma contínua em sala de aula”, enfatizou Barbosa.
Educação ambiental - A etapa escolar é o momento para o
fortalecimento ou construção da Comissão de Meio Ambiente e Qualidade de Vida
(COM-Vida), instrumento criado para diversas finalidades como socializar a
educação ambiental dentro das escolas, e o desenvolvimento do projeto de ação,
com a finalidade de promover a sustentabilidade socioambiental a partir da
gestão, do currículo e do espaço físico da unidade.
Também para criação de um produto de educomunicação para
divulgar o projeto de ação e ainda, eleger os delegados e suplentes que
participarão da II Conferência Estadual Infantojuvenil pelo Meio Ambiente,
entre os dias 16 e 18 de outubro próximo, com o tema ‘Vamos Cuidar da Bahia com
Escolas Sustentáveis’.
Fonte:
Secom Ct@secom.ba.gov.br
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