sábado, 2 de novembro de 2013

PROFISSIONAIS CUBANOS CHEGAM À SEABRA PARA TRABALHAR NO PROGRAMA FEDERAL MAIS MÉDICOS



Acaba de chegar em Seabra, dois médicos cubanos, que vão atuar em PSFs, do Programa Mais Médicos.

Os médicos cubanos disseram que estão vindo para o Brasil não fazer atendimentos médicos, mas trazer toda uma experiência de saúde pública de Cuba, para Seabra, Bahia e o Brasil.



“Mais 3.000 médicos cubanos chegam ao Brasil a partir desta segunda-feira (4) para ocupar vagas remanescentes da segunda etapa do Programa Mais Médicos, informou, neste sábado (2) o Ministério da Saúde. A maior parte desses profissionais, 2.600 médicos, desembarcará no país até o dia 10 de novembro nas capitais onde vão cursar o módulo de avaliação do programa. A chegada dos 400 restantes está prevista para a semana seguinte. Os profissionais vão preencher as vagas, de acordo com o Ministério da Saúde, que não foram ocupadas por candidatos brasileiros e demais estrangeiros. Os 3.000 médicos cubanos devem começar a atuar nos municípios em dezembro. No total, o programa deverá beneficiar mais 10,3 milhões de pessoas que habitam regiões carentes como o interior e periferias de grandes cidades brasileiras. Até março de 2014, a meta do governo federal é atender a demanda por 12.996 médicos. Estão previstas ainda novas seleções neste ano. O programa Mais Médicos envolve hoje 3.664 profissionais. Do total, 819 são brasileiros e 2.845, estrangeiros. Esses profissionais atendem 1.098 municípios e 19 distritos indígenas, sendo a maioria deles no Norte e Nordeste do Brasil. A inclusão de mais 3.000 médicos cubanos permitirá ao programa encerrar 2013 com mais de 6.600 profissionais.”
O Programa Mais Médicos foi criado devido a falta de médicos brasileiros que quisessem atuar no interior.
A única saída foi trazer médicos de outros países para trabalhar no interior do Brasil.
Estes foram os dois primeiros médicos a chegarem em Seabra. Certamente virão outros, por que a carência de médicos para trabalhar nos PSFs é gritante, não só em Seabra, mas também nos demais municípios da Bahia. 

Desejamos as boas vindas aos médicos CUBANOS!




Nenhum comentário:

Postar um comentário