quinta-feira, 10 de outubro de 2013

FESTIVAL DE LENÇÓES É UM ESTÍMULO NA CHAPADA DIAMANTINA

Para o turista que pretende curtir o Festival de Lençóis neste final de semana (10 a 12/10), na Chapada Diamantina, opções de passeios durante o dia não vão faltar. Tem passeio para todos os gostos.
Uma opção interessante é o Poço do Diabo, onde os mais destemidos podem saltar do trampolim a 22 metros de altura e também praticar rapel e tirolesa. O rapel tem 22 metros de descida e termina num esplêndido lago, com 80 metros de comprimento e 50 de largura. Ideal para os que estão começando no esporte, por possuir uma altura moderada, o Poço do Diabo está localizado próximo ao Rio Mucugezinho, local com boa estrutura para receber o turista.
Outro passeio imperdível é contemplar o pôr do sol a 1.120 metros de altitude, no alto do Morro do Pai Inácio, com vista panorâmica para a Serra do Sincorá, o Morrão e os morros dos Três Irmãos e do Camelo. A caminhada até o topo do morro leva apenas 30 minutos.
Para quem não quer se cansar e está à procura de sombra e água fresca, a parada oficial é a gruta da Pratinha. Um dos pontos mais visitados na Chapada Diamantina, a gruta oferece opção de flutuação, onde é possível apreciar, através das águas azuis transparentes, os mais diversos peixes coloridos e formações rochosas. Para isso, o turista vai precisar alugar snorkel, colete, máscara de mergulho e estar acompanhado de um guia. A gruta termina em um imenso lago, que mais parece uma praia. Por ali, a pedida é fazer uma tirolesa de 85 metros, a 12 metros de altura, dar um mergulho ou relaxar na beira do lago.
Na fazenda da Pratinha, fica também a Gruta Azul, um lago translúcido que ganha tons azulados entre 14h e 15h (de abril a setembro), quando um feixe de sol invade uma abertura na rocha. A refração permite visualizar o fundo da caverna, que chega a 70 metros.
Para quem gosta de caminhar, mas sem a companhia do sol, vale conhecer a gruta da Lapa Doce. Considerada a terceira maior gruta do país, é possível ver bem de perto as formações de estalagmites e estalactites. O passeio dura em média 1h30 e é feito sob a luz de um lampião. A Lapa Doce tem em média 17 km mapeados, mas apenas 850 metros permitidos à visitação.
Há também outras opções próximas à cidade, como as cachoeiras do Sossego e Ribeirão do Meio, que é um tobogã natural.

Preservação - Além dos atrativos artísticos, o Festival de Lençóis mobiliza cidadãos da região e turistas para atitudes que não agridam o meio ambiente. Para quem vai aproveitar os atrativos naturais da região, o diretor da Secretaria de Turismo de Lençóis, Ramiro Luiz Barbosa, dá algumas dicas de comportamento.
“Não deixar lixo nas trilhas, nos atrativos naturais, deixar o carro na pousada/hotel, conhecer e apreciar a cidade e os casarões são sugestões indispensáveis para conciliar festival e natureza com cidadania”, indica Ramiro. Ele fala com a experiência de quem foi guia turístico por mais de 10 anos e ressalta que o festival, este ano, faz a Campanha Trilha Segura. “A ideia é não contratar menores para operar como guias”, alerta.
Existem outros cuidados que Ramiro considera importantes para a segurança dos visitantes. “Deve-se consultar um guia turístico da cidade quanto ao uso adequado de roupas para banho, protetor solar, boné, dinheiro, água, casaco e calçado para trekking (na caverna, por exemplo, não é permitida a entrada com chinelos)”, orienta.

Sustentabilidade - A sustentabilidade e o fortalecimento da cidadania, através das artes e práticas do turismo cultural, são também objetivos a perseguir no Festival de Lençóis, que é realizado, anualmente, em outubro. O evento nasceu em 1998. Os shows acontecerão a partir das 19h, na Praça Horácio de Mattos, com entrada franca.

PROGRAMAÇÃO DO FESTIVAL

Quinta-feira (10/10)
Jorge Pombo e Leo Costa
Arte Final
Eladio & Aspanteras
Adelmo Casé
Kebra Nagast

Sexta-feira (11/10)
Choro Labuta
Neide Vital
Margareth Menezes
Cidade Negra
Rodrigo V8

Sábado (12/10)
Grupo Griô
Vanessa da Mata
Baiana System
Trilheirus

COMO CHEGAR:
O motorista que partir de salvador deve seguir pela BR-324, sentido Feira de Santana, passando por Santo Estevão, até chegar à BR-242, passando por Itaberaba. A partir daí, são 141 km até Lençóis.

Fonte: Secom Ct  ( Ct@secom.ba.gov.br)



Nenhum comentário:

Postar um comentário