quinta-feira, 12 de fevereiro de 2015

TURISTAS DEVEM TER CUIDADO AO ACAMPAR NO PARQUE NACIONAL DURANTE O FEREIADO DE CARNAVAL



O período de feriado de carnaval atrai mochileiros e jovens de diferentes regiões do Brasil e do mundo para as trilhas no Parque Nacional da Chapada Diamantina (PNCD). Com o aumento do fluxo de pessoas, os riscos de acidentes e descuidos por falta de informação acabam crescendo. Por isso, a equipe do Parque Nacional informa por meio de nota em rede social, que realizará, durante o carnaval, uma campanha para conscientizar, sensibilizar e informar os turistas nos principais pontos de visitação do município de Palmeiras. A equipe do PNCD vai atuar nas trilhas da Cachoeira da Fumaça por cima, de Águas Claras e no Bomba, local onde é a partida para a trilha do Vale do Pati.
Na campanha, serão tratados assuntos como os limites do Parque Nacional, as regras do local que proíbe a realização de fogueiras, e detalhes sobre acampamentos e entrada de animais domésticos. “Muitos de vocês devem ter ouvido falar do incêndio que ocorreu semana passada nas Águas Claras em função do descuido de uma visitante. Estamos utilizando este fato lamentável como mote para tratar do tema das fogueiras. Contamos com a compreensão e colaboração de todos”, diz texto assinado por Marcela de Marins, analista Ambiental do Parque Nacional da Chapada Diamantina.
Controle no acesso à Fumaça
A equipe do PNCD também vai instruir os visitantes sobre os impactos da visitação excessiva na trilha da Cachoeira da Fumaça, um dos principais pontos turísticos da Chapada Diamantina. “Estaremos divulgando o número de visitantes estabelecido no Plano de Manejo do Parque para esta trilha nas condições que ela se encontra hoje: 120 visitantes por dia. Como se trata de uma campanha de sensibilização, não iremos proibir ninguém de realizar a trilha, o objetivo é informar e chamar a atenção para os impactos que hoje ocorrem quando há excesso de visitantes”, completa Marins em texto. Com informações do Jornal da Chapada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário