sábado, 28 de fevereiro de 2015

SEMA INVESTE EM MECANISMO PARA DAR CELERIDADE AO LICENCIAMENTO



Representantes de nove empresas de energia estiveram reunidos no gabinete do secretário estadual do Meio Ambiente, Eugênio Spengler, na tarde da ultima sexta-feira, (27) para tratar do planejamento anual da Comissão Técnica de Garantia Ambiental (CTGA). Entre os pontos discutidos, estão o investimento no número da equipe técnica, o fortalecimento da iniciativa, e a ampliação das áreas analisadas, que além de energia eólica, se estenderá para energia solar e linhas de transmissão.
De acordo com Spengler, a CTGA se caracteriza como uma forma encontrada pelo Estado para fortalecer e acelerar a grande demanda de processos de licenciamento. “Dessa maneira, estaremos empenhados em fortalecer essa parceria, apoiando as empresas que irão compor a comissão, focados no desafio de estabelecer um planejamento anual e criar uma equipe permanente”, completou.
Criado em 2012 e previsto por Lei, a comissão que será alocada na Fundação Luis Eduardo Magalhães (FLEM), e tem como finalidade dar subsídio aos estudos de licença ambiental demandados ao órgão responsável, o Instituto de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema), com finalidade de dar celeridade aos processos. A diretora geral do órgão, Márcia Telles, destacou a necessidade de se pactuar o fator confiança entre os técnicos das instituições. “Vale frisar que o Inema é o responsável pela validação final, dessa forma, para uma análise de qualidade, nossa equipe precisa participar do processo desde o início”, completou.
O Diretor de novos negócios Brasil/Uruguai, da Enel Green Power, Márcio Trannin, parabenizou a iniciativa do governo da Bahia, e acrescentou dizendo “a Bahia está em processo de expansão, a demanda de pedidos de licença pelas empresas tende a aumentar e essa parceria só vai agilizar o processo”.
Diretor vice presidente de Sustentabilidade, da Renova energia, Ney Maron, diz que a empresa está a disposição para unir forças a iniciativa. “Apoiamos a ação, pois entendemos sua importância, pois, acreditamos que juntos podemos potencializar forças e ganhar agilidade”, justificou.  Com informações da Secretaria Estadual de Meio Ambiente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário