O sistema
de emissão de carteira de trabalho será suspenso no interior da Bahia e na
região metropolitana de Salvador a partir desta sexta-feira (5) e voltará ao
normal a partir de 2 de janeiro de 2015. Para quem mora na capital, a suspensão
começa no dia 12 de dezembro. De acordo com a Superintendência Regional do
Trabalho e Emprego na Bahia (SRTE/BA). "O serviço vai precisar ser
suspenso porque o ministério está implantando um novo sistema de emissão de
CTPS no país todo. Com essa mudança, o ministério vai agilizar o processo de
produção da carteira", explicou o chefe do setor de políticas de trabalho,
emprego e renda da SRTE, Carlos Melo. Em entrevista ao Jornal da Manhã nesta
quarta (4), Melo afirmou que a mudança permitirá que alguns postos emitam o
documento imediatamente. A SRTE orienta que as pessoas que desejarem a primeira
ou segunda via da carteira ainda esse ano antecipem a solicitação. Caso o
trabalhador consiga uma oportunidade de emprego durante o período de suspensão,
o empregador pode admitir o funcionário por 30 dias sem carteira. Nesse
período, o contratante deverá fornecer um documento que comprove a data de
emissão, a natureza do trabalho, o salário e a forma de pagamento. A emissão da
carteira pode ser agendada pelo telefone (71) 3329-8431 ou através do site do
ministério.
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