quarta-feira, 3 de dezembro de 2014

A PIOR CAUSA DA DESTRUIÇÃO SENTIMENTAL É A DECEPÇÃO



Esta palavra horrível tem um significado tão bonito, tudo haver com o fim do ano, com o fim da era, do ciclo, da historia. Quantas vezes não nos decepcionamos na vida? Quantas vezes não nos iludimos, acreditamos em sonhos, em pessoas, em coisas, que não existem?
A decepção frustra a mente, a alma, o sentimento e tatua em nossa vida uma parede a nos separar das pessoas que nunca mereceram nosso respeito, de repente a decepção vem de onde menos esperamos e nos revela a verdadeira identidade das pessoas em quem confiamos algum dia ou sempre na vida, é o sentimento de insatisfação que surge quando as expectativas sobre algo ou alguém não se concretizam. É semelhante ao arrependimento, mas difere deste na medida em que o arrependimento está focado nas escolhas pessoais que levaram a um resultado negativo, enquanto que a decepção está focada no próprio resultado em que se vive, não erramos quando damos muito de nós a alguém, erramos de fato, quando esperamos o reconhecimento de alguém que não soube valorizar a sinceridade, o respeito, a fidelidade e o amor que lhe damos.
Nós humanos, plantamos decepções em nossas vidas quando acreditamos uma vida inteira em quem nunca mereceu crédito algum, às vezes construímos sonhos em cima de grandes pessoas, aludidos ao sentimento de amor e o bem ao próximo, o tempo passa e, descobrimos que grandes mesmo eram os sonhos e as pessoas pequenas demais com suas atitudes avarentas e pensamentos mesquinhos, para torná-los reais como humano, a pior decepção vem de quem pensamos nunca decepcionar, sempre amar e cultivar a vida, a vida muda a cada instante, e dela coisas ruins são feitas.
Decepções são criadas, choros são evitados pelos gritos e palavras, cabeças são torturadas, mentes alienadas pela opressão do mundo consumista e materialista em que vivemos é o ponto de partida para ter ou não ter, eis a questão!
Assim criamos veneno sem saber que temos, cometemos erros sem saber que existem e, o maior erro é buscar estabilidade em outras pessoas, como na amizade, no convívio social e no casamento, chega a ser egoísmo jogar toda a sua responsabilidade de ser feliz em cima de alguém que não encontrou nem mesmo o motivo "dele" existir. É como se disséssemos que alguém é mais importante do que a nós mesmo, geralmente está associada com a tristeza e com a frustração, a sua intensidade é proporcional ao tempo, um valor simbólico da expectativa e, nós si perdemos em nosso próprio mundo, mesmo sendo apenas nosso.
A decepção nos torna uma pessoa fria, desconfiado, e pode apostar, dói não saber em quem confiar!
Voltamos atrás de decisões criticas, e erros podem ser fatais, depois de um tempo aprendemos que decepção não mata que pessoas erram, e que sentimentos mudam,aprendemos que confiança é tudo, que amizade verdadeira é raro e que amar realmente não é o mesmo que gostar, porem, aprendemos que erros nos fazem crescer na experiência mundana e, que sofrimento é apenas um obstáculo, que o tempo é a cura para tudo.
 Aprendemos que um dia não é uma vida, que ações valem mais do que palavras, que atitudes mostram personalidades. Aprendemos que não importa o que o faça, o tanto que se dedique, sempre existirão aqueles que nunca vão dar valor, então aprendemos que nunca deveríamos viver para os outros, e sim para nós mesmo. Aprendemos que não pode parar no tempo e esquecer-se de buscar o seu objetivo principal, a felicidade, porem descobrimos que ao longo da vida e do tempo, tentamos em vão em todo os circulo da vida buscar a felicidade, mas esquecemos que vivemos de momentos felizes e não de felicidade, ninguém infelizmente consegue isso, sempre temos angustias, esperanças, sonhos, e quando vemos além disso, já estamos decepcionados com amigos, família, pessoas, sempre pessoas, a variável é tão grande, acho que pra ser feliz mesmo, só com um animal, pois pelo menos ele não te engana, gosta de você de verdade, pelo que você é, sujo, limpo, molhado, suado, pobre ou rico, ate quando brigamos com ele, o animal sempre volta e tenta te fazer carinho, com a inocência de querer viver a vida.

O mundo é duro, punitivo, e quem sabe, um sábio, ele nos machuca nos bate com o martelo na cabeça, e nos coloca de volta nos eixos, faz percebermos, que tudo que vivemos ou passamos na vida não passou de ilusão, que a pessoa amada, no contexto social e humano não existia, imaginávamos ser de um jeito, e na verdade é de outro, são falsas, traiçoeiras, falam da gente pelas costas, coisas que não teriam coragem de falar na nossa frente, e dizem na nossa frente, coisas que não teriam coragem de falar pelas costas, dizer eu te amo no ouvido de alguém, é muito fácil, amar de verdade, é tão difícil, em todos os sentidos que convivemos na vida, ai então o mundo demonstra na mais dura vivencia que o castelo construído em cima de um sonho, era de areia, sem rei, nem rainha, uma simples onda do acaso, e por nada desmancha tudo. As mentiras que contamos nas invenções momentâneas da raiva, pensando ser inofensivas podem machucar alguém, a ponto de ate querer que o mundo acabe e, que tudo vai para o inferno, junto a quem nos decepciona, por não sermos verdadeiros, por dizer que queremos o que não queremos, ou ao contrario, dizer que não queremos exatamente o que nos oferecem dinheiro, amizades, falsas amizades e, diversão. A decepção move a vida, nos faz andar, ir pra frente, girar a roda, o moinho, crescer, ficar mais forte, ter entusiasmo de viver, de conquistar, de tentar de novo, de desafiar a vida, e quem sabe um dia, não ter mais uma decepção, hoje, o ciclo acabou, mais uma vez em decepção, falsidade, mentiras, e historias mal contadas, pessoas tristes e machucadas, e eu me pergunto, pra que? Era muito mais fácil não ter sonhado, não ter dado esperança, ou a falsa esperança, não ter feito amar ou amar, nunca diga eu te amo, para mais tarde dizer me esquece, ninguém merece isso, muito menos alguém que foi sincero e se entregou de verdade, Eu aprendi isso tudo e agora é assim, vivo sem querer saber o que acham de mim, sem me preocupar com minhas atitudes, vivo em busca dos meus sorrisos e minha felicidade, foda-se o mundo.
Odeio quem me decepciona.
Fiquei horas pensando no que escrever, mas o que eu deveria escrever já estava em mente ou em minha vida, um acontecimento real, ultimamente vivido aos textos extraídos de várias fontes da internet, a decepção.
Salvador Martins.

Nenhum comentário:

Postar um comentário