Que
tal experimentar barrinhas de cereais da agricultura familiar ou uma exótica
cerveja de umbu? O passo inicial para emplacar esses novos produtos no mercado
foi dado na última quinta-feira (4), com o lançamento da primeira barra de
cereais fabricada pela Cooperativa dos Produtores do Abacaxi de Itaberaba
(COPAITA) e da cerveja artesanal Saison de Umbu, produzida pela Cooperativa de
Agricultura Familiar de Canudos, Uauá e Curaça (Coopercuc). O evento aconteceu
na Feira da Agricultura Familiar e Economia Solidária (FEBAFES), uma das
programações mais importantes da 27ª edição da Feira internacional da
Agropecuária da Bahia – Fenagro 2014, que termina domingo (7), no Parque de
Exposições de Salvador.
O secretário da Agricultura
da Bahia, Jairo Carneiro, reafirmou que a agricultura familiar é uma das
prioridades do governo Jaques Wagner, e seguindo sua orientação a Secretaria
Estadual da Agricultura (Seagri) implementa ações visando o fortalecimento
deste setor, sendo a agroindustrialização uma das principais alternativas.
“Esses novos produtos vão valorizar ainda mais a produção da agricultura
familiar em todos os seus estágios, desde os insumos até o produto final,
agregando valor ao produto”, explicou Carneiro.
Abacaxi
desidratado, castanha, licuri, melaço de cana e chocolate, são alguns dos
ingredientes que compõem a barrinha de cereal. Para o diretor presidente da
Copaita, Valdomiro Vicente, a nova barrinha de cereal vem garantir melhor
aproveitamento da produção. “Trabalhamos com os produtos desde sua forma in
natura, até o produto final. O produtor passa a ter agora, a garantia de que
toda sua produção vai ser absorvida pelo mercado, podendo ser em sua forma in
natura ou industrial”, disse.
O
presidente da Copaita, que agrega mais de 250 famílias, destaca ainda que já
existe a expectativa de projeção do produto no mercado, seja através da
iniciativa do governo, por meio do Programa Nacional de alimentação Escolar
(PENAE) e Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), ou no mercado privado, a
exemplo de uma grande rede de supermercados que visitou a feira, e demonstrou
interesse pela comercialização das barrinhas, adequando-se às condições
comerciais.
O
presidente da Coopercuc, Adilson Ribeiro dos Santos, fala sobre a surpresa dos
cooperados diante da repercussão gerada pela nova cerveja de umbu. “Nós não
esperávamos essa repercussão, uma fruta nativa e tradicional da caatinga, mas
temos certeza de que esse é um salto muito alto para o pequeno produtor da
Bahia. O melhor é que o mercado já demonstra interesse de comercialização da
cerveja, inclusive uma rede de supermercados de São Paulo está em fase de
negociação”, disse.
“Esse
é o papel do governo do Estado, através da Secretaria da Agricultura da
Bahia/Superintendência da Agricultura Familiar (Seagri/Suaf), estimular a
agricultura familiar da Bahia, incentivando a industrialização, e
profissionalizando os pequenos produtores, para garantir emprego e renda no
campo”, afirmou o superintendente da Agricultura Familiar da Seagri, Wilson
Dias. As informações foram extraídas do Jornal Chapada.
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