quinta-feira, 5 de dezembro de 2013

UNEB DE JACOBINA DEBATE MÚSICA SACRA DO CANDOBLÉ E REALIZA O “BARULHO CRIATIVA”



Na próxima segunda-feira (9), o Departamento de Ciências Humanas do campus IV da Uneb em Jacobina, na Chapada Diamantina, realiza dois eventos em razão do encerramento da disciplina “Estética e Modernidade (Col. de História): a conferência “Música Sacra do Candomblé e sua influência na MPB”, e o “Barulho Criativo: Filosofia, Música e Poesia”. A conferência será ministrada pelo mestre e doutorando em Antropologia pela Ufba, Marlon Marcus, e acontece no Centro Cultural do município, das 19h às 21h30. Antes, ocorre o Barulho Criativo, no pátio em frente à sala 15, no próprio campus da Uneb, das 14h às 17h. O evento é dedicado ao samba e terá uma série de atrações.
A abertura do Barulho Criativo fica por conta do professor José Alves (Geografia), que executará o Canto das Três Raças de Clara Nunes no acordeom, em seguida acontece o lançamento do Blog Barulho, Fotografia e Estética, criado por estudantes do segundo semestre de História. Lançamento do vídeo e da música “Varanda” do CD de Nívea Sampaio (estudante do curso de inglês). No evento ainda tem a apresentação do Coral Barulho Inglês, formado por estudantes do 2º semestre do curso de língua inglesa, que interpretarão Ensaboa (versão de Marisa Monte) e Marinheiro só (versão de Mestre Suassuna). São aguardados também os Grupos de Samba de Roda e Chula Coqueiros de Mirangaba, Capim Grosso e Quixabeira (esse composto por mulheres). Também terá apresentação de dança afro, de grupos de Jacobina e Capim Grosso).
Nas performances individuais estão Rafael Santana (estudante do curso de inglês), que cantará Vamos Chamar o Vento, de Dorival Caymmi, Gisele Moreira (estudante do curso de inglês), que vai interpretar Viola Meu Bem, de Mariene de Castro, Ubirajara Santos (estudante do curso de História) e Daniel Alves, que juntos vão interpretar Samba da Minha Terra, também de Dorival Caymmi e Deixar de Sofrer, de Batatinha. Já Matheus Conceição (estudante do curso de História) executará no violão Samba da Benção, de Vinícius de Morais.
Encerramento
Ao final da atividade da Uneb de Jacobina, haverá uma apresentação do Grupo Afro Som, que apresentará músicas com fundamento percussivo de raiz negra. O maestro e o coordenador do grupo de prenome Cleber é egresso do curso de Educação Física da Uneb de Jacobina. O evento é organizado por estudantes da disciplina Estética e Modernidade.
Fonte: Jornal da Chapada

Nenhum comentário:

Postar um comentário