terça-feira, 10 de dezembro de 2013

PROGRAMA SEMEANDO ÁGUAS NO PARAGUAÇU É LANÇADO EMLENÇÓIS PARA RECUPERAR O RIO



O governador Jaques Wagner, o vice governador e secretário da Infraestrutura, Otto Alencar, o secretário do Meio Ambiente, Eugênio Spengler, e o secretário da Casa Civil, Rui Costa, participaram nesta terça-feira (10) da cerimônia de assinatura do contrato de patrocínio do programa Semeando Águas no Paraguaçu. O evento, realizado no Mercado Municipal de Lençóis, marcou o início de um conjunto de ações para promover a recuperação e preservação da cabeceira e das nascentes do Rio.
“O Paraguaçu é o grande rio exclusivamente baiano, de Barra da Estiva até a Baia de Todos os Santos. É responsável por 60% do abastecimento da capital e região metropolitana, e com esse programa nos vamos conservar, preservar e restaurar as nascentes de seus afluentes. O programa tem previsão de dois anos, vai fazer um diagnóstico e a proposição de uma série de medidas a serem adotadas”, explica o governador Jaques Wagner.
O programa Semeando Águas do Paraguaçu vai ter R$ 3 milhões de investimentos em parceria entre o Governo do Estado, Petrobras e a ONG Conservação Internacional, que será a executora das ações. “O nosso diagnóstico vai passar por 89 municípios e avaliar como está o uso do solo, a proteção aos ecossistemas naturais e como isso interfere na produção da água ao longo de toda Bacia do Paraguaçu”, afirma Carlos Alberto Mesquita, diretor para Mata Atlântica da Conservação Internacional.
Além do diagnóstico, o programa prevê a mobilização social para a proteção das águas nas 16 cidades que formam o alto Paraguaçu, com parcerias entre prefeituras e produtores. De acordo como secretário do Meio Ambiente, o projeto vai durar dois anos e atua numa das mais importantes bacias hidrográficas da Bahia, que, além de abastecer a capital, tem alto valor natural pela sua diversidade de fauna e flora. “As características ambientais da bacia do Paraguaçu, aliada à importância da Chapada Diamantina, justificam todo cuidado que estamos tendo e mostra a atenção do Estado com seus recursos naturais”.


Nenhum comentário:

Postar um comentário