sábado, 7 de dezembro de 2013

SECULT E UFBA ABREM INSCRIÇÕES PARA O ENCONTRO DE AGENTES PATRIMNIAIS DA CHAPADA DIAMANTINA



Com o objetivo de estimular o conhecimento e o fortalecimento de iniciativas individuais ou coletivas em prol dos bens arqueológicos baianos, a Secretaria de Cultura do Estado (Secult-BA) e a Universidade Federal da Bahia (Ufba) abrem inscrições para o 1º Encontro de Agentes Patrimoniais da Chapada Diamantina. O evento é aberto ao público e acontece nos dias 13 e 14 de dezembro, mas as inscrições já devem ser antecipadas através do site www.bahiaarqueologica.ufba.br. O encontro, que acontecerá no auditório da Casa Afrânio Peixoto em Lençóis, integra o Projeto Circuitos Arqueológicos da Chapada Diamantina, realizado graças ao convênio entre o Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural da Bahia (Ipac), da Secult, e Ufba. Já a Casa Afrânio Peixoto é da Fundação Pedro Calmon – também da Secult –, que apoia o evento. “O Projeto Circuitos está em andamento desde 2010 e propõe apoio ao desenvolvimento econômico sustentável para municípios dessa região central da Bahia a partir de roteiros que privilegiam os acervos culturais e naturais da região”, afirma o diretor geral do Ipac, Frederico Mendonça. A iniciativa já tem 12 municípios parceiros: Iraquara, Lençóis, Morro do Chapéu, Palmeiras, Wagner, Seabra, Boninal, Ibicoara, Piatã, Mucugê, Andaraí e Utinga. Estarão presentes a diretora de Preservação do Patrimônio do Ipac, Elisabete Gándara, representando o secretário estadual da Cultura, Albino Rubim, o coordenador científico do projeto, arqueólogo e professor da Ufba, Carlos Etchevarne, além da prefeita de Lençóis, Moema Rebouças Maciel.



Pinturas Rupestres

“O encontro é direcionado para as pessoas que utilizam o tema dos sítios arqueológicos e das pinturas rupestres (do latim rupes, que significa rochedo) em suas atividades profissionais ou comunitárias” diz a coordenadora de Articulação e Difusão (Coad) do IPAC, Carolina Passos. Ela explica que é importante a presença de pessoas que atuem na preservação, gestão e pesquisa da arqueologia.
“O destino desses sítios está traçado pelas populações contemporâneas, nós especialistas, e outros, não-especialistas, mas todos responsáveis pela preservação”, destaca o coordenador Carlos Etchevarne. Os certificados serão outorgados pela Secretaria de Educação de Lençóis. O evento inicia suas atividades no dia 13, das 8h às 18h. No dia 14, tem início às 8h30 e termina às 16h
Fonte: http://jornaldachapada.com.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário