quinta-feira, 5 de dezembro de 2013

ESTUDANTES DEBATEM PAUTAS DA REGIÃO DURANTE CONGRESSO EM MINAS GERAIS



Estudantes de colégios de 10 municípios da Chapada Diamantina desembarcaram em Contagem, Minas Gerais, para participarem do 40º Congresso da União Brasileira dos Estudantes (Conubes), que começou no dia 28 de novembro, quinta passada, e seguiu até o domingo (1º de dezembro). De acordo com informações enviadas ao Jornal da Chapada, esse foi o maior congresso estudantil da América Latina, reunindo mais de 10 mil estudantes.
Entre as pautas debatidas, assuntos envolvendo a realidade das regiões dos estudantes para auxiliar na construção de propostas de políticas públicas para melhorar a educação de todo o país. O congresso também envolveu pautas de cultura, esportes, política e contou com uma média de 23 mesas de debates, atividades culturais e interações em vias públicas na cidade. O evento reuniu estudantes das escolas de Nova Redenção, Utinga, Bonito, Morro do Chapéu, Cafarnaum, Mulungu do Morro, Souto Soares, Canarana, Seabra e Andaraí.
O integrante do coletivo Kizomba, natural de Nova Redenção, Ronilton Almeida, pontua que foi extremamente necessária a presença de todos os delegados, com o apoio de todos que fizeram da presença no Conubes, um marco tão importante para a região do sertão baiano e Chapada Diamantina. “A presença foi fundamental para nós estudantes baianos contribuirmos com a construção massiva do congresso da Associação Baiana dos Estudantes Secundaristas [Abes] e tornar essa entidade cada vez mais representativa perante todos os estudantes secundaristas deste estado tão grande que é a nossa Bahia”.




Plenária final
No terceiro dia de evento (30 de novembro) aconteceu a plenária final, no ginásio Mineirinho, em Belo Horizonte, onde todas as resoluções construídas a partir dos debates, que aconteceram nas mesas de debates, nos dias anteriores, foram apresentadas ao conjunto de estudantes. “A gestão atual comemorou com os estudantes de todo o Brasil os 65 anos de luta da União Brasileira dos Estudantes Secundaristas e se despediu da gestão de dois anos à frente da entidade. O congresso, além da troca de experiências e apresentação de questionamentos de como melhorar a educação nos 26 estados e no Distrito Federal, teve a importante tarefa de escolher a nova diretoria por meio do voto”, destaca Ronilton.
Delegados
Mais de 7 mil delegados foram eleitos para representar suas escolas e votarão na diretiva dos próximos dois anos, junto com as bandeiras de luta do período. “Os delgados e suplentes da região baiana voltaram do congresso empolgados com a importância do movimento estudantil para a organização e conquista das pautas prioritárias da juventude nas suas respectivas escolas, secretarias e prefeituras, principalmente à conquista de direitos perante a legitimação da sociedade”, pontua Almeida.
Agradecimentos
O coletivo Kizomba agradece a cada prefeito, secretário de educação, diretores, professores que contribuíram com a mobilização de todas as escolas envolvidas no processo de credenciamento das entidades no congresso. Na lista de agradecimentos, os estudantes destacam o diretor da Direc 27, Raimundo Araújo Teixeira, os coordenadores Lucinara Souza e Rômulo Silva, ao prefeito de Canarana, Reinam, ao secretário de Educação de Canarana, Roni, de Bonito, Edmundo, de Mulungu do Morro, Acássio de Souto Soares Manoel Davino e de Andaraí, Cláudia.
Os secundaristas estendem os agradecimentos aos professores que os acompanharam no congresso: Jande Miranda, Márcia Souza e Ioia Brandão do município de Seabra, Tiago Oliveira, de Utinga, Uvagston Araújo, de Bonito, José Nilton, de Cafarnaum e Anarlinda, vice-diretora da Escola Faustiniano de Canarana. “Sem esses, de modo algum, a bancada da região da Chapada Diamantina e do Sertão baiano seria a maior e mais representativa bancada do Brasil dentro do coletivo Kizomba”, finaliza o integrante do grupo.
Fonte: Jornal da Chapada

Nenhum comentário:

Postar um comentário