segunda-feira, 6 de janeiro de 2014

A MENTIRA E SUAS CONSEQUÊNCIAS



Se tem um assunto que dá o que falar é este: (MENTIRAS). Dizem que, de certa maneira, elas são necessárias para um bom convívio em sociedade, a mentira é algo tão comum para muitos, que em nosso calendário existe até um dia designado para ela: o dia 1° de Abril, infelizmente, por mais que uma mentira, a princípio, pareça ter seu crédito, a grande verdade é que seu fim é desastroso, quantas pessoas já foram beneficiadas em algum negócio ou projeto usando a falsidade, que é irmã gêmea da mentira, e quantas já foram prejudicadas por ela.
Por que será que muitos têm o hábito de mentir?
Por que algumas pessoas adotam a mentira como estilo de vida?
Muitos mentem por pressão, medo, cobiça e até mesmo por conveniência, não estou aqui para condenar radicalmente esta prática, meu objetivo é apenas deixar de tampar o sol com a peneira, se a verdade nua e crua tem conseqüências, a mentira também tem e, isso raramente é considerado, pois existe a esperança de que a verdade nunca venha à tona. Ledo engano.
Todos nós sabemos que mentira tem perna curta e, eu explico o motivo,quando fazemos algo, deixamos uma série de “marcas no universo”, gastamos dinheiro, combustível, tempo e ainda somos vistos por pessoas e câmeras, adicione ainda a lei de Murphy, que nos faz sujar roupas, levar multas de trânsito, sofrer pequenos incidentes, ou perder algum objeto em um lugar no qual não deveríamos estar…
Com tudo isso, o álibi cuidadosamente montado acaba desmoronando, cedo ou tarde é assim que a verdade surge.
E neste ponto tentar negar é inútil, pois a confiança já foi abalada, qualquer tentativa de emendar uma mentira com outra só irá transformar a vítima em um detetive, essa pessoa irá tentar descobrir o que de fato aconteceu, e ainda mais vai querer saber o motivo pelo qual a mentira foi necessária. Promessa de mágoas, rancores e desavenças serão marcadas adiante?
E é justamente essa a justificativa de quem mente ou omite informações importantes com intuito de querer evitar uma briga, uma mágoa ou uma discussão, não percebe que, em algum momento, enfrentará a fúria do outro por duas razões distintas: pelo fato que desejava manter em segredo e pela série de ilusões criadas com esta finalidade.


Então, não seja hipócrita ao dizer que agiu desta, ou de tais outras variáveis formas para proteger o outro, se quisesse isso realmente, pensaria sobre a relevância de fazer algo que não pode ser divulgado ou, publicado pela invenção falsa do outro, pois traria sofrimento, ao praticar o ato, já houve uma mágoa, ao ocultá-lo, houve uma segunda, a mentira é uma atitude naturalmente egoísta. Afinal, o único protegido por ela é o próprio mentiroso, que foge das conseqüências de suas escolhas, mesmo sem saber o quão destrutiva pode ser essa covardia.
“A Confiança: leva-se segundos para construir e segundos para destruí-la, com mentira é a forma mais fácil de fazê-la desmoronar! Confiança é a base de tudo, sem ela, torna-se impossível estabelecer qualquer relação saudável com alguém. 

Eu diria (como muita gente também): toda generalização é burra, a não ser que seja uma generalização que generalize todas as generalizações, a vida requer mentiras como requer ilusões, nós mentimos para nós mesmos o tempo todo, às vezes a gente diz: "eu tenho que fazer isso", "eu tenho que ter isso", "eu tenho que ser assim", na verdade às vezes, e só às vezes você tem e, nas outras vezes, você só mente para si mesmo! 


É como diria Renato Russo: "mentir pra si mesmo é sempre a pior mentira", mas acredito que com o hábito de dizer a verdade, a pessoa acaba não mentindo ou mentindo o menos possível, tem situações que é bem complicado dizer a verdade, mas também não é algo impossível, com certo jeitinho, tem como serem verdadeiros sem precisar enganar os outros, a pessoa que mente 'talvez' nem perceba o mal que está fazendo consigo mesma e ao próximo, aliás, sabe sim e faz mesmo assim porque não se importa com atitude praticada, afinal pimenta nos olhos dos outros é refresco...
A Mentira nunca vem acompanhada de um desfecho feliz!

Uma mentirinha, mesmo que pequena, pode mudar muita coisa quando descoberta, a confiança some e a relação não é igual antes e, não importa a desculpa, uma mentira é um ato proposital, pois, exceto em casos de doença, as pessoas o fazem com consciência e só medem as conseqüências e se arrependem, ou não, depois da merda feita. Só a verdade é concreta, a mentira tem como característica particular a abstração, e como tal, é muito mais difícil de ser praticada, a verdade é única, exata, e a mentira, é de acordo com a "cara do freguês", Fantástico, Poderoso, ilusônico, acredito que quem mente é quem não tem coragem de assumir as conseqüências de suas próprias escolhas!
Um dos doze discípulos de Jesus, (Pedro), por medo, mentiu a respeito de seu envolvimento com Cristo, ele negou Jesus dizendo para as pessoas que não o conhecia, o Mestre já lhe havia dito que naquele mesmo dia ele iria negá-lo três vezes antes que o galo cantasse. Se Pedro afirmasse que era companheiro de Jesus, poderia ter sido morto ou sofrido alguma outra retaliação por parte das pessoas presentes ali. O fato é que, após este episódio, Cristo apareceu a Pedro e este, arrependido, chorou amargamente. (Lucas 22:54-62).
Teologicamente citando o tema do texto: Jesus está contemplando sua procedência aos vivem da mentira ou da verdade em sua existência, então fale a verdade ou a mentira, essa escolha é de livre arbítrio entre a consciência do homem, por mais que haja algum motivo sério para ceder à mentira, saiba que algum dia a verdade poderá vir à tona, nas escrituras da Bíblia, há vários casos de pessoas que sofreram conseqüências por se entregarem à mentira, Ananias e Safira, por exemplo: foram literalmente mortos por mentirem ao Espírito Santo. (Atos 5:1-10).
Vale ressaltar que a mentira pode romper relacionamentos, destruindo, assim, a confiança, quem fala a verdade tem crédito, conquista bons negócios e o melhor, consegue construir um relacionamento duradouro e sincero com seus amigos, cônjuges e família. 

 
Quando se conta uma mentira, talvez poucos tentam confrontá-lo por tal atitude, mas uma coisa eu garanto: seu nome e índole serão norteados pela desconfiança, os motivos são os mais diversos que se pode esperar e os plantonistas de contos falsos, estarão à espreita para aumentar mais e mais ainda o fato construído pela mentira e sua irmã gemia falsidade.
A verdade traz libertação e a mentira, condenação em diversos pontos de como foi ou, sejam utilizadas, o grande problema é que muitos querem ser livre da mentira, mas não conseguem dizer a verdade e, quem não serve da verdade perante a Deus e seu desígnios, não consegue nem voltar ao novo começo de uma nova vida perante aos conceitos e olhares ou, da justiça dos homens.
Se você foi vítima de uma mentira, não se vingue mais tarde as conseqüências sofridas por quem se levantou falsamente contra você, será mais tedioso do que as suas revoltas ao fato, mas ore pela pessoa, agora, se você foi o autor da mentira, lembre-se que alguém (ou até mesmo você) saiu prejudicado na história.
Portanto aprenda a viver com os desígnios de Deus, ele é fiel e, justo para nos perdoar os pecados e nos purificar de toda a “injustiça." O Senhor nos ama e a cada instante ele quer restaurar nosso caráter, embora que para muitos sejam relatadas que a infelicidade do homem é crê na palavra de outro homem, promovam a confianças em si e, entre as pessoas que o cercam, falando a verdade, para que nunca seja confrontado algum dia pelo o hábito de contar mentiras?
Matéria extraída da internet, fonte:


Nenhum comentário:

Postar um comentário