quinta-feira, 2 de julho de 2015

BAHIA COMEMORA 192 ANOS DE INDEPENDÊNCIA



Hoje quinta-feira, 2 de julho, a Bahia comemora sua data magna. O dia marca a independência da Bahia e do Brasil do reino de Portugal, ocorrida em 1823, quase um ano após o grito do Ipiranga. Na capital, é realizada vasta programação que culmina com o desfile da independência, quando baianos refazem o trajeto das tropas vitoriosas e relembram, com orgulho, a conquista dos antepassados.
Para lembrar a rota de luta iniciada no Recôncavo Baiano, com desfecho em Salvador, nesta terça-feira (30), sai do município de Cachoeira, com passagem por vários municípios, a tocha que transporta o fogo simbólico. Ela acenderá, em Salvador, no bairro de Pirajá, a pira, símbolo das comemorações da independência. Os condutores serão soldados do Exército Brasileiro e atletas baianos. Na quarta, 1º de julho, uma missa será celebrada às 9h, na Igreja de São Pedro dos Clérigos, no Terreiro de Jesus.
Já no dia da festa (quinta, 2 de julho), uma alvorada será realizada no bairro da Lapinha, às 6h, antecedendo o desfile cívico previsto para ter início às 9h30. O cortejo, que segue o carro com o caboclo e a cabocla, representando o povo brasileiro, vai até a praça Tomé de Sousa (praça Municipal). Às 15h, o desfile reinicia com destino ao Campo Grande onde está situado o Monumento ao Dois de Julho – reconhecimento ao esforço do povo baiano que consolidou a independência do Brasil.
Maria Quitéria, Joana Angélica e Maria Felipa, mulheres baianas símbolos da luta e resistência, serão homenageadas. Deferência também será prestada à professora Consuelo Pondé de Sena, presidente do Instituto Geográfico e Histórico da Bahia (IGHB), que morreu em maio deste ano. O IGHB é responsável pela guarda, no Pavilhão Dois de Julho (bairro da Lapinha), das imagens do caboclo e da cabocla, que saem em desfile.
Clique e saiba mais sobre a luta pela independência da Bahia e do Brasil.


Nenhum comentário:

Postar um comentário