sábado, 21 de março de 2015

MOVIMENTO ABRE CICLOS DE CELEBRAÇÕES EM HOMENAGEM AOS 30 ANOS DE CRIAÇÃO DO PARQUE NACIONAL DA CHAPADA DIAMAMANTINA, NESTE DOMINGO (22)



O Parque Nacional da Chapada Diamantina completa 30 anos da sua criação no próximo mês de setembro. Para abrir as celebrações, vem aí o IV MUNA - Mulheres em Movimento pela Natureza, dessa vez como subtítulo, Mulheres pelas Águas.
Na programação estão atrações musicais, teatro de bonecos, almoço coletivo, exposição de fotografias, oficinas de discussões, além de banho de rio!
A ocasião também servirá como inauguração do primeiro imóvel do ICMBio dentro do Parque Nacional, que será utilizado como alojamento para pesquisadores e parceiros.
Conhecida pela beleza, sócio diversidade e riquezas naturais, a Chapada Diamantina é uma região com um alto índice de analfabetismo e violência contra a mulher. A totalidade da sua área está inserida no polígono da seca. No entanto o rio Paraguaçu destaca-se como um oásis na região semi-árida, sendo o rio que abastece 40 cidades no Recôncavo Baiano, parte de Salvador e Feira de Santana.
O MUNA - Mulheres em Movimento pela Natureza nasceu em 2007, com o objetivo de discutir políticas públicas referentes à mulher, às águas, à bacia do rio Paraguaçu, às unidades de conservação e à identidade social e cultural da Chapada Diamantina. O MUNA é uma continuidade do movimento socioambiental da Chapada Diamantina, iniciado na década de 80, com as discussões para a criação do Parque Nacional da Chapada Diamantina em 1985 e com o “SOS Chapada”. O movimento foi retomado nos anos 1990, com as Comissões de Meio Ambiente, os Fóruns Socioambientais, os Encontros de Cultura Popular e o Barbado. Em 2003 a Rede Socioambiental da Chapada Diamantina reuniu associações de toda a região. A criação do Conselho Consultivo do Parque Nacional da Chapada Diamantina, em 2001, representou o estabelecimento de um fórum permanente para as discussões socioambientais.

A proposta do Mulheres em Movimento pela Natureza é que os encontros sejam itinerantes e que aconteçam sempre dentro de uma unidade de conservação. Como as mulheres são responsáveis pelo trabalho doméstico, por um trabalho profissional, pelos cuidados com a família e pela educação dos filhos, acreditamos que elas são fundamentais na conservação ambiental e na construção da paz no planeta.
O IV MUNA ocorrerá no próximo dia 22 de março abrindo o Ciclo de Celebrações de 30 anos do Parque Nacional da Chapada Diamantina. O evento irá ocorrer no interior do Parque, no local conhecido como Poném, distante 1km do Morro do Pai Inácio, às margens do Rio Mucugezinho.cujo acesso se dá pela BR-242 (Veja como chegar: http://migre.me/oYLhH).

Confira a programação:

9h-10h: RECEPÇÃO DOS PARTICIPANTES E CAFÉ DA MANHÃ

10-12h00: MOVIMENTO SOCIOAMBIENTAL NA CHAPADA DIAMANTINA: RESGATE DE UMA HISTÓRIA

12h-13h30: ALMOÇO

13h30-15h30: O PRESENTE E O FUTURO DO MOVIMENTO SOCIOAMBIENTAL: RODA DE CONVERSA 

15h30-16h: ENCERRAMENTO: COMUNHÃO COM AS ÁGUAS DA BACIA DO PARAGUAÇU

16h-17h: APRESENTAÇÃO DO GRUPO MUNDAREJO

AO LONGO DO DIA SERÁ EXIBIDA NO LOCAL A EXPOSIÇÃO FOTOGRÁFICA "LUZ DO INTERIOR" DE IÊDA MARQUES E INTERVENÇÕES ARTÍSTICAS DA BONEQUEIRA ESTER BRANDÃO.

Fotos (sentido-horário): Sentido horário: Iêda Marques, fotográfa e idealizadora do evento; Ester Brandão,bonequeira; Grupo Mundarejo; Participantes do I MUNA.
As informações são do Parna Chapada Diamantina ICMBio e IV MUNA - Mulheres em Movimento pela Natureza/ Mulheres pelas Águas, no facebook.

Nenhum comentário:

Postar um comentário