terça-feira, 17 de março de 2015

DURANTE EVENTO EM MORRO DO CHAPÉU, ESTUDANTES PEDEMUNIVERSIDADE E CRIAÇÃO DE GRÊMIOS NA REGIÃO



Os estudantes secundaristas da região da Chapada Diamantina e de algumas cidades da região de Irecê se encontraram no município de Morro do Chapéu, no último final de semana, para tratar da criação de grêmios e do fortalecimento do movimento estudantil. O encontro aconteceu na Vila Ecológica Cotiguara, local que foi criado com a luta do movimento estudantil no passado e que, segundo informações, relembra à juventude de mais de dez municípios a importância da organização para fortalecer a democracia e a transformação social.
“Além da criação de grêmios, a atividade serviu para formação política dos jovens envolvidos no debate de educação no Brasil, feminismo e o combate ao racismo e à homo-bi-lesbo-transfobia. A maioria dos estudantes presentes saiu com a tarefa de mobilização das respectivas escolas também para fundar os grêmios estudantis”, informa o diretor da pasta de Interiorização do Diretório Central dos Estudantes (DCE) da Universidade Federal da Bahia (Ufba), Ronilton Almeida, presente ao evento.
De acordo com texto enviado ao Jornal da Chapada, a reunião, promovida pelo coletivo estudantil Kizomba, teve apoio de lideranças regionais como a vereadora de Morro do Chapéu, professora Sheila, e o deputado federal, Afonso Florence (PT-BA). “Ambos têm protagonizado a luta pela Universidade Federal da Chapada Diamantina (UFCD) e acreditam na força da mobilização da juventude para essa conquista”, aponta trecho do texto.

O Kizomba tem mobilizado estudantes em torno da pauta da implantação da Universidade Federal da Chapada Diamantina nas seguintes cidades: Cafarnaum, Canarana, Bonito, Morro do Chapéu, América Dourada, Irecê, Baixa Grande, Nova Redenção, Rio de Contas e Seabra.
Prestigiou o evento, figuras importantes do movimento como Rose Nascimento, diretora de mulheres da União Brasileira de Estudantes Secundaristas (Ubes) e Ramon Ribeiro, vice-presidentes da Associação Baiana de Estudantes Secundaristas (Abes), além de Ronilton Almeida, e Rosseline Muniz, que é diretora de pesquisa e extensão também do DCE da UFBA.

Nenhum comentário:

Postar um comentário