quarta-feira, 15 de abril de 2015

APMI DEMITE DIRETORIA E MÉDICOS DO HOSPITAL SANTA CASA DE ITABERABA E GERA INSATISFAÇÕES E NOVA GREVE NA UNIDADE.



 De acordo com as informações extraída da página do Jornalista-editor chefe do Jornal O Paraguaçu e provedor do Hospital Regional de Itaberaba Salvador Roger de Souza,no facebook,  dão conta que a greve dos funcionários voltou a afetar o nível de atendimento daquela unidade Hospitalar, desde da ultima segunda-feira 13/04/15. O problema voltou diante da reação dos funcionários que estão completando dois meses de salários atrasados, devidos pela APMI (Associação de Proteção à Maternidade e a Infância) responsável pelos serviços de saúde da unidade. O movimento envolve todas as categorias de servidores, desde os auxiliares, técnicos de enfermagem, enfermeiros e médicos.
Conforme o administrador Marcos Costa em conversa com o provedor Salvador Roger de Souza, a APMI está envidando esforços junto à SESAB para realizar pagamentos a partir do dia 15 do corrente. Ainda de acordo com as informações em sua página o provedor alega que a direção da referida já mencionada, representada por seu presidente Dr. Luis Hilarião, esteve visitando o Hospital Regional na tarde da ultima segunda-feira, 13/04, reunindo-se com a diretoria clinica e a administração. Desta reunião saiu uma decisão por escrito assinada pelo presidente da APMI, demitindo o diretor Clínico Dr. Roberto Gutierrez, sua esposa médica Dra. Mara e o médico clínico Dr. Ricardo. As demissões deixaram o hospital em pânico, pois não ficou nenhum médico de plantão, gerando situações de risco para dois pacientes em estado grave na unidade, além dos demais enfermos internados. Só a partir das 23h00 é que assumiu o plantão o médico Dr. Ericsson, cedido pelo município.

 
O provedor Salvador Souza soube da decisão no final da tarde, quando se reuniu, emergencialmente, com o Sr. Marcos, da administração hospitalar, acompanhado pelo ex-vereador Benedito Balio Prado. O provedor considerou a demissão um ato impróprio à gestão da saúde, defendendo que deveria reinar o diálogo e uma saída menos traumática da crise. Ele lamentou que a visita do representante da APMI tenha ocorrido sem nenhum comunicado à Provedoria da Santa Casa, sabendo-se que há um ano aquele dirigente não visita esta unidade de saúde.
Salvador lembra que há três anos o hospital vinha funcionando com o esforço do casal de médicos Gutierrez e Mara, que chegaram a sacrificar-se em repetidos plantões substituindo médicos que se afastaram do serviço por atraso de pagamento. Ele pondera que a administração da APMI deve ser mais humanizada, com maior comunicação entre a gestão e equipes de trabalhadores, evitando crises tão difíceis.
Apesar da demissão dos médicos, os funcionários mantiveram o movimento grevista, anunciando que devem encerrar a partir do dia em que ocorrer o pagamento dos salários atrasados. E em caráter emergencial O provedor Salvador Roger de Souza, está convocando uma reunia com toda a Provedoria da Irmandade, para a noite desta próxima quinta-feira, 16/04, para discutir s situação de emergência em que se encontra o Hospital. Várias representações da sociedade estão sendo mobilizadas para interagir em favor da revitalização do hospital, buscando soluções para as crises que afetam o funcionamento to desta unidade de saúde.



Nenhum comentário:

Postar um comentário