terça-feira, 15 de abril de 2014

TRADIÇÃO SE MANTÉM EM ANDARAÍ E IGATU NA SEMANA SANTA



Manifestação cultural que remonta à época do garimpo, o Terno das Almas é uma das mais importantes atrações na cidade de Andaraí (420 km de Salvador e 98 km de Lençóis) e em Igatu (distrito a 12 km da sede). O ritual ocorre da Quarta-Feira de Cinzas até a Sexta-feira Santa, 18 de abril.
Neste período da Quaresma, um grupo de homens e mulheres – envoltos em lençóis brancos –, sai às ruas passando por cemitérios, igrejas e encruzilhadas, numa demonstração de fé e devoção aos mortos. Entoam orações, ‘benditos’ e ladainhas ao percorrerem trajetos considerados sagrados, como beira de rios, lapinhas e trilhas próximas ao centro urbano.
Tradição da Chapada Diamantina, o Terno das Almas também é encontrado em municípios como Mucugê e Lençóis. Em Andaraí, é mais forte na Vila de Igatu.
Turismo - Considerada por muitos como a ‘Machu Picchu baiana’, a pequena Vila de Igatu foi formada por garimpeiros oriundos de Santa Isabel do Paraguaçu, chegando a ter 30 mil habitantes. Localizada no entorno do Parque Nacional da Chapada Diamantina, preserva a memória dos tempos áureos do ciclo do diamante através do seu acervo arqueológico e museológico.
A vila conta com infraestrutura de restaurantes e hospedagens. Através do conjunto de ruínas de casas de garimpeiros feitas em pedra-sabão, o turista encontra um verdadeiro museu vivo da época, além de variadas atrações como rios, cachoeiras e mirantes, e da vocação local para prática de escalada e montanhismo. É importante fazer uma visita à Igreja de São Sebastião, construída no século XIX, que tem o santo milagreiro como destaque.
Na língua tupi-guarani Andaraí, significa “Rio dos Morcegos”; está situada na encosta leste da Serra do Sincorá, às margens do Rio Baianotendo sido um dos locais preferidos pelos garimpeiros na corrida do ouro e dos diamantes. Situado às margens da estrada que liga Mucugê a Lençóis, Andaraí oferece fácil acesso à Chapada Diamantina, com muitas opções de hospedagem. O turista vai se encantar com as cachoeiras do Ramalho e das Três Barras e as Lagoas de Andaraí, com a sua fauna e flora diversificadas.
Na gastronomia, o visitante vai saborear pratos exóticos como godó de banana e cortado de palma, além do licor de girami e do doce de casca de laranja. Colares de sementes, casinhas de pedra, renda de bilro, bordados compõem o artesanato regional que utiliza madeira, sementes, pedras, palhas e tecidos.

Andaraí – Como chegar

Partindo de Salvador pela BR-324, sentido Feira de Santana, seguir até entrar na BR-242, passando por Itaberaba, entrar na BA-142 e continuar por 51 quilômetros  até  Andaraí.Quem preferir viajar de ônibus pode consultar as linhas de transportes intermunicipais no site da Agência Estadual de Regulação de Serviços Públicos de Energia, Transportes e Telecomunicações da Bahia (Agerba).
Onde ficar e onde comer
Para obter informações de locais para hospedagem e alimentação basta acessar o portal oficial de turismo do Estado: www.bahia.com.br.

Nenhum comentário:

Postar um comentário